MUITAS CIDADES NO BRASIL, INCLUSIVE NA NOSSA REGIÃO ESTÃO CRIANDO LEIS QUE PROIBEM A DISTRIBUIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS, LEIA A REPORTAGEM E PUBLIQUE SUA OPINIÃO.
Lei que proíbe sacolas plásticas muda hábitos do consumidor
Medida entrou em vigor no domingo (5), em todo o comércio
A nova lei que proíbe o comércio de Americana a distribuir sacolas plásticas está mudando os hábitos da população.
A medida, que entrou em vigor no domingo (5), vale para todo o comércio - supermercados, lojas e farmácias, entre outros, proíbe até mesmo o uso de sacolas biodegradáveis.
Algumas lojas da cidade colocaram à venda sacolas retornáveis, que têm um custo para o consumidor, mas são permitem que sejam reutilizadas. Nas ruas, muitos consumidores carregam as compras debaixo do braço.
O comerciante que descumprir a lei está sujeito a uma multa de R$ 5 mil na primeira autuação, em caso de reincidência, R$ 10 mil e, no caso de uma terceira infração, pode ter o estabelecimento fechado.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Americana, Jonas Santarosa, a fiscalização será feita por equipes da prefeitura e também após denúncias feitas pela população, apontando lojas e supermercados que descumprem a lei, que podem ser feitas pelos telefones (19) 3471-7770 ou pelo 153.